Procurando alguma coisa?

domingo, 1 de abril de 2012

Por que os cães cheiram o “bumbum” um do outro?

Todos os cães e gatos têm dois sacos ou duas glândulas sob a pele próximo ao ânus. Eles são redondos aproximadamente do tamanho de uma ervilha em animais de pequeno porte e de uma uva itália nos animais de grande porte. Elas secretam um líquido de cor acastanhada muito fétida que é eliminado automaticamente sempre que defeca. Esse material com esse odor fétido tem a função de marcar território e pelo seu cheiro passa uma série deinformações aos outros cães.
Por isso eles sempre cheiram a região perinal um dos outros quando se encontram. Essa glândula assim como outras dispersas pelo corpo dos cães e gatos secretam ferormônios de comunicação.
Em situações normais essas glândulas não são visíveis. Se você consegue identificar ou se o seu animal está muito incomodado, se lambendo ou coçando na região é por que tem algum problema e deve ser avaliado.

Causas da Inflamação da Glândula Adanal:

- Animais de estimação comendo dietas pobres em fibras. Muitas rações hoje em dia para diminuir o volume de fezes tem baixa proporção de fibras na sua composição. Nesses casos as fezes não comprimem as glândulas quando defecam não esvaziando-as.
- Animais com alergias alimentares e prurido na região anal.
- Animais de estimação cujas glândulas são esvaziados com freqüência, mas não completamente.
- Animais de estimação que não estão fazendo exercícios suficientes para estimular os movimentos intestinais.
- Animais desidratados, tais como animais mais velhos ou com doença renal.
Inflamação e Abcesso:
Nessa situação a região fica avermelhada, dolorida e incomoda muito o animal. Com os ductos inflamados o material não consegue ser eliminado, ficando mais seco e duro. Se essa secreção não é eliminada natualmente, normalmente vira um abcesso e drena pela pele formando uma ferida com muito sangramento, dor e desconfroto para o animal.
Nesse momento o tratamento deve ser feito com limpeza local, curativos, antibiótico e antiinflamatório. Nao devemos nos esquecer do colar protetor para que na lamba a região.
Se você consegue identificar o problema antes de abcedar (virar ferida) o seu Médico Veterinário pode “apertar” a glândula e fazer a limpeza dela evitando que venha a virar uma ferida e levar a um tratamento mais rápido.
Nos animais com episódios recidivantes de inflamação e/ou abcesso de glândula recomendamos a remoção cirúrgica das glândulas sob anestesia geral inalatória.
Se o seu animal está desconfortável, lambendo muito a região perineal ou arrastando o “bumbum” no chão, procure o seu Médico Veterinário para avaliar a posibilidade de inflamação das glândula adanal.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Fonte: http://petcare.com.br/blog/por-que-os-caes-cheiram-o-bumbum-do-outro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...