Em situações normais essas glândulas não são visíveis. Se você consegue identificar ou se o seu animal está muito incomodado, se lambendo ou coçando na região é por que tem algum problema e deve ser avaliado.
Causas da Inflamação da Glândula Adanal:

- Animais de estimação cujas glândulas são esvaziados com freqüência, mas não completamente.
- Animais de estimação que não estão fazendo exercícios suficientes para estimular os movimentos intestinais.
- Animais desidratados, tais como animais mais velhos ou com doença renal.
Nessa situação a região fica avermelhada, dolorida e incomoda muito o animal. Com os ductos inflamados o material não consegue ser eliminado, ficando mais seco e duro. Se essa secreção não é eliminada natualmente, normalmente vira um abcesso e drena pela pele formando uma ferida com muito sangramento, dor e desconfroto para o animal.
Nesse momento o tratamento deve ser feito com limpeza local, curativos, antibiótico e antiinflamatório. Nao devemos nos esquecer do colar protetor para que na lamba a região.
Se você consegue identificar o problema antes de abcedar (virar ferida) o seu Médico Veterinário pode “apertar” a glândula e fazer a limpeza dela evitando que venha a virar uma ferida e levar a um tratamento mais rápido.
Nos animais com episódios recidivantes de inflamação e/ou abcesso de glândula recomendamos a remoção cirúrgica das glândulas sob anestesia geral inalatória.
Se o seu animal está desconfortável, lambendo muito a região perineal ou arrastando o “bumbum” no chão, procure o seu Médico Veterinário para avaliar a posibilidade de inflamação das glândula adanal.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Fonte: http://petcare.com.br/blog/por-que-os-caes-cheiram-o-bumbum-do-outro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!