Procurando alguma coisa?

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A vida dos cães de competição

Nem as mulheres mais lindas ganham concursos de beleza apenas com graça na passarela e corpo perfeito: todas exibem maquiagem e cabelo especiais. Cães preparados para disputar exposições vivem a mesma rotina, com horas de tosa até chegar a uma pelagem perfeita e muita maquiagem para ressaltar os pontos fortes. Acompanhamos a preparação dos animais para uma exposição internacional do Kenel Clube São Paulo, realizada nos dias 15 e 16 de outubro.

Lance, cão da raça shih tzu, penteado e maquiado para a exposição. (Foto: Raul Zito/G1)

Seis horas antes da disputa, a poodle grande Gigi da Maia já começava a ser preparada. O handler Divonei Rasera acertou os últimos detalhes da tosa do corpo e investiu no penteado padrão, em formato de leque. O esforço foi reconhecido e Gigi conquistou o primeiro lugar na 61ª Exposição Pan-Americana.
“Ela não fica o tempo todo na mesa de preparação. Costuma fazer intervalos para brincar, comer, mas já está tão acostumada com as competições que até dorme enquanto trabalhamos nela. Ela tem até um travesseiro”, afirma Rasera, que tem a função de cuidar de Gigi e acompanhá-la nas exposições.

Poodle grande Gigi da Mata começou a se preparar bem cedo para a exposição (Foto: Raul Zito/G1)


“As exposições são muito parecidas com concursos de beleza, principalmente para os cães de pelo longo, que requerem atenção especial”, explica Charlie Andrade, r
esponsável por cuidar do shih tzu Lance, que leva até três horas para ficar pronto. Além de esticar os fios com a ajuda do secador e da chapinha, Andrade faz o penteado de Lance dentro dos padrões exigidos e borrifa spray fixador para deixar tudo impecável. Por último, Lance recebe maquiagem nos olhos, “para destacar o olhar”, e na pelagem.
“Não existe cachorro perfeito, todos têm detalhes que precisam ser melhorados para ressaltar a
beleza deles na pista. É como uma Miss Brasil sem maquiagem, não teria graça. No critério de desempate, o cão mais bem arrumado faz a diferença”, explica o handler Claudio Cruz, responsável pelo pug Bahuan, do canil Piffer. O cão também recebe ma
quiagem no pelo curto para disfarçar calos e pequenas imperfeições.

Nervosismo

A desenvoltura na passarela também é fundamental para os cães conquistarem títulos. Os responsáveis desenvolvem estratégias para garantir que os animais desfilem perfeitamente, como atrair a atenção com brinquedinhos e petiscos.
“Procuramos deixá-los prontos duas horas antes de entrar na pista, para que possam
descansar e também se acalmar. O condutor do cão também influencia a apresentação, o animal sente se a pessoa está nervosa”, afirma Fabiana Perrone, handler do canil Jaellis. Na competição, ela apresentou o yorkshire Here With Me, que já está adaptado ao ritmo das exposições.
Fabiana conta que o yorkshire fica agitado quando a vê pegar mala de transporte, pois sabe que vai viajar. “Ele fica louco para entrar na caixa, sabe que vai ganhar frango na pista e dormir no meu quarto. Ele dorme dentro de casa, mas no quarto só quando tem competição.”

Disciplina

Enquanto competem, os cães seguem uma árdua rotina de treinamentos e têm alimentação controlada, como atletas. Aqueles que possuem pelos longos, geralmente vivem em suportes feitos de grades para não ter contato com o chão e evitar manchas nos pelos, além de caminhar diaria
mente, mas na esteira.
Criador de golden retriever e s
ócio do canil Golden Trip, Alex Tavares conta que os cães são levados a exposições por no máximo cinco anos. “São cães valiosos, precisam ser saudáveis e não podem ser levados para passear em qualquer lugar. Depois de um tempo, eles param de competir e podem pisar na grama, ter uma vida normal de cachorro”, diz.
rzi_3136_copyrzi_3220_copy




Beijos e abraços da Mariana e Lambeijocas da Mel :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...