Procurando alguma coisa?

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Doença de pele muito Rara: “Síndrome de Sweet”.


Foto: Cão da raça schnauzer.

A Vênus é uma Schnauzer de 2 anos de idade. Ela chegou ao Pet Care, encaminhada de outra clínica veterinária, para atendimento por um Dermatologista. Fazia uma semana que apresentava um quadro dermatológico muito inespecífico.
Tudo começou quando, de forma súbita, apareceram lesões de pele avermelhadas e em relevo por todo seu corpo, parecia muito um quadro alérgico. No entanto esta nossa paciente não apresentava coceira nenhuma! A cada dia as lesões pioravam e se espalhavam mais! Inicialmente foi tratada com anti-alérgicos e antiinflamatórios, mas mesmo assim não houve melhora, o que indicava que ela podia ter uma doença diferente de alergia.
Foi realizada então uma biópsia de pele. Enquanto esperávamos pelo resultado deste exame oferecemos todo o tratamento suporte, já que ela começava a apresentar sintomas sistêmicos como vômito, falta de apetite, febre. Quando o resultado da biópsia chegou deparamo-nos com uma doença de pele extremamente rara!
O nome da doença é Dermatose Neutrofílica semelhante à Síndrome de Sweet, uma doença de pele inflamatória que até então tinha apenas um relato de caso em cães no Brasil. Esta inflamação ocorre por um desequilíbrio do sistema imune (“sistema de defesa”) do organismo.
Esse distúrbio pode ser induzido por doenças autoimunes, infecções prévias, tumores, medicamentos, vacinação etc. Isso demonstra a importância de qualquer tratamento ou vacinação dos nossos animais ser devidamente acompanhada por um médico veterinário. A Vênus havia sido vacinada dias antes e por ter sido acompanhada por veterinário, pôde prontamente ser monitorada e tratada!
Os poucos animais no mundo que tiveram essa doença apresentaram os mesmos sintomas da Vênus, como lesões de pele muito parecidas com um quadro alérgico (vermelhidão, lesões em relevo) e sintomas sistêmicos como a febre.
Depois do diagnóstico, nossa paciente recebeu tratamento com doses específicas de antiinflamatórios corticosteróides e outros imunomoduladores e em poucos dias de tratamento as lesões de pele desapareceram por completo! Apesar de ainda estar em tratamento, ela está muito confortável e sem sintoma nenhum há muitos meses!
A Vênus é mais um exemplo de muitos casos que vêm ao Pet Care encaminhados por colegas veterinários em busca de um tratamento hospitalar mais completo provido de exames complementares, internação, especialistas, etc. Nós sempre recebemos muito bem estes animais e mantemos sempre um bom diálogo com os colegas veterinários que confiam seus pacientes a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...