Procurando alguma coisa?

sábado, 14 de abril de 2012

Diabetes em cães e gatos

A diabetes é um problema razoavelmente comum em cães e gatos. De modo geral é uma doença que aparece em animais adultos e idosos. Existem varias causas que predispõem ao aparecimento da doença que pode ser racial como nos poodles, schnauzer, cocker spaniel inglês, dachshund, rottweiler, beagle, labrador, samoieda e pinscher. Temos o fator obesidade, temos os animais que ficaram diabéticos pelo uso de corticosteróide, animais com hiperadrenocorticismo e animais com problemas hepáticos.
 No gato o fator predisponente mais comum é a obesidade e o uso de cortisona.
Os sintomas mais comuns quando o animal fica diabético é o aumento da ingestão de água, emagrecimento, catarata. No gato andar de coelho (apoio dos membros posteriores na articulação tíbio-tarsa).
Se a doença não for diagnosticada a tempo o animal entra em cetoacidose que requer tratamento de emergência e pode morrer.
O exame da dosagem de glicose sanguínea deve ser feito sempre em jejum alimentar de 10 a 12 horas. Os níveis normais no cão 70 a 120 mg/dl e no gato 70 a 150 mg/dl. Também fazemos um exame de urina para averiguar se o animal apresenta glicosúria e dosamos uma enzima chamada frutosamina. Com todos resultados laboratoriais, exame clinico e se necessário exames de imagens fechamos o diagnostico de diabetes.
A partir do resultado iniciamos o tratamento com o uso de insulina e para isto precisa-se seguir um protocolo para chegarmos a dose de insulina necessária para o tratamento do animal (as respostas são individuais). Após essa primeira etapa faremos curva glicêmica, corrigimos a dieta e indicamos um condicionamento físico. Nas fêmeas é imperativo serem castradas. Todo este processo pode demorar alguns dias ou até semanas para a total estabilização do animal.
A boa noticia é que 95% dos proprietários de animal com diabetes conseguem muito bem fazer o tratamento em casa e com o tempo conseguem perceber sozinhos quando o animal não está bem e precisa de cuidados veterinários.
O animal diabético estabilizado precisa ser acompanhado pelo veterinário com visitas periódicas para controle do peso, glicemia e exames laboratoriais. Um animal com a diabetes controlada pode viver bastante mas sempre pode apresentar complicações como pancreatite, cegueira devido a catarata, está mais suscetível a infecções  principalmente do trato urinário, neuropatias, problemas circulatórios, etc.
No PetCare nós recomendamos que todo animal acima de 5 anos que tenha a predisposição racial ou seja obeso ou esteja apresentando algum dos sintomas supra citados faça o exame de sangue anualmente.

Cães com predisposição ao Diabetes



Fonte: http://petcare.com.br/blog/diabetes-em-caes-e-gatos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...