Procurando alguma coisa?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Manifesto de cientistas confirma que animais são seres conscientes

Mamãe postando:

Olha pessoal, que legal, a mamãe tava no face e uma amiga dela compartilhou uma matéria super interessante que eu resolvi compartilhar com vocês!

Nós não somos tão superiores assim: será um marco para um novo tipo de relacionamento com os animais?

por Redação Galileu

Editora Globo
O Pug Existencialista e suas rugas de preocupação //Crédito: ShutterStock
A suspeita que a grande maioria dos donos de animais de estimação sempre teve acaba de ganhar um reforço de respeito. Um grupo de cientistas de renome mundial publicou um manifesto atestando que os animais possuem um grau elevado de consciência. E a afirmação vai muito além de cachorros e gatos fofinhos.
Com um nome digno daqueles tratados que entram para os livros de História, a Declaração de Cambrigde sobre Consciência talvez seja o primeiro grande passo que a Humanidade dá em direção à uma relação mais humana (e menos estúpida) entre homens e bichos. Os animais citados no texto são pássaros, polvos (único não vertebrado da lista) e todos os mamíferos existentes. De acordo com os cientistas, “a ausência de um neocórtex não impede que os animais experimentem estados de afeto”. Do ponto de vista evolutivo, o neocórtex é a parte mais recente do nosso cérebro – esse detalhe anatômico é o culpado por cientistas se negarem por tanto tempo a admitir a consciência em animais não-humanos.
Ser consciente tem várias interpretações e outras tantas implicações. Se reconhecer diante de um espelho é uma delas. Atingir a fase REM durante o sono também é um pressuposto de consciência: é nesse período que nossos sonhos ficam mais vívidos e fáceis de lembrar. Essas duas prerrogativas já foram observadas em diversos animais.
A declaração é assinada por profissionais como: cientistas cognitivos, neurofarmacologistas, neurofisiologistas e neuroanatomistas e neurocientistas computacionais, todos participantes da Francis Crick Memorial Conference on Consciousness in Human and Non-Human Animals, evento sobre consciência humana e não-humana realizado na Universidade de Cambridge, em julho desse ano. Agora que percebemos que não estamos tão acima dos outros animais da Terra como a arrogância humana sempre nos fez crer, o próximo passo é entender como é, de fato, a experiência desses animais.
Clique aqui para ler o manifesto na íntegra
Via io9
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI317146-17770,00-MANIFESTO+DE+CIENTISTAS+CONFIRMA+QUE+ANIMAIS+SAO+SERES+CONSCIENTES.html

E aí? que tal gostaram da notícia muito legal né???
Eu achei um máximo, sempre tive "uma pulga atrás da orelha" sobre esse assunto na escola, nunca eu consegui chegar a acreditar que os animais fossem mesmo irracionais, até mesmo os cães e gatos, que tem muitos sentimentos, sabem ser nossos amigos, e agora a minha dúvida está sendo respondida com a resposta que eu mais queria!
por que eu nunca acreditei em os animais serem irracionais, todos os animais irracionais menos o ser humano difícil de acreditar né?
Logos os cães e os gatos também, que vivem dia a dia ao nosso lado e sentem que nos somos uma família para eles, e até a maioria nos ama tanto que viram cães de guarda para nos proteger de qualquer coisa, e aquele ciumentos, que não deixam o dono ser tocado ou tocar em ninguém, eles não pensam?
amei essa matéria estou pulando de muitas felicidades!
E não é só isso esse post é ralmente muito especial porque com ele completamos 90 postagens no blog! hee!Obrigado a todos vocês nossos amigos da blogosfera que estão ao lado do blog!voltando:
Se você também está vibrando pelas espectativas de seu bebê não ser irracional comenta aí vai!

Muitos, muitos, muitos, muitos, muitos, muitos, muitos, muitos & milhares de beijos e Lambeijos!

6 comentários:

  1. Very interesting post. Have a great Wednesday.
    Best wishes Molly

    ResponderExcluir
  2. Oiii mel....adorei tbm nunca acreditei q os animais fossem irracionais,um ótimo dia aumigas!!!
    um super beijo
    Sha e marry

    ResponderExcluir
  3. QUE POSTAGEM BACANA, COLEGA MEL!!
    NÓS ANIMAIS SOMOS SERE EXTRAORDINÁRIOS E MUITO, MAS MUITO INTELIGENTES MESMO!!
    DESEJAMOS UMA LINDA QUARTA PRA VOCÊ E PASSE LÁ NO NOSSO BLOGUINHO PRA VER AS NOVIDADES!! ONTEM COMPLETAMOS 4 MESES COM VOCÊS NA BLOGOSFERA!
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA MAUAU E DO GATITO!!!

    ResponderExcluir
  4. Oii melzinha!
    Adorei a matéria! Pois, é! Também não levava fé de que os animais fossem irracionais! Pra mim eles são muito espertos e pensam direitinho! hehehhe

    Beijinhos minha fofinha!
    Tenha uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  5. Sempre acreditei nisso! Os cães são mais inteligentes e sensíveis que podemos imaginar!
    Beijos Mariana e Mel!!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho certeza que nós somos inteligentes! Eu só mio e a mamãe me dá água ou ração e quando ela vai dormir eu já tô lá esquentando a caminha pra ela e fico sempre do lado dela pedindo carinho! O Barum e a Luna são meio burrinhos mas dá pra aguentar...
    Lambidas da Pink

    ResponderExcluir

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...