Procurando alguma coisa?

sábado, 14 de abril de 2012

Oftalmologia: Cirurgia de correção de Entrópio


No último dia 06 fizemos uma cirurgia oftálmica da nossa paciente Yala. Ela já tinha diagnóstico de Entrópio acentuado em pálpebra inferior direta e mais discreto em pálpebra inferior esquerda.

Desde o início já sabíamos que o tratamento era cirúrgico, e agora não podemos esperar mais, pois já estava apresentando lesões na córnea direita como neovascularização e perda da transparência, acarretando comprometimento da visão.
O procedimento cirúrgico é simples, com uma correção plástica na conformação da pálpebra e com pós operatório tranquilo usando colar protetor e com cuidados básicos de limpeza com solução fisiológica e uso de colírios antibióticos. Normalmente o procedimento não causa dor ou desconforto e o animal se recupera rapidamente com a retirada de pontos em 10 a 15 dias.

Como todo procedimento cirúrgico que requer anestesia geral, a Yala fez antes uma avaliação clínica , além de exames de ecocardiograma, perfil bioquímico e hemograma/ plaquetas.
A anestesia foi tranquila e monitorada e ela vai para casa somente no dia seguinte para que fiquemos todos tranquilos em relação aos primeiros cuidados.




Entrópio em Pequenos Animais.

Entrópio é a inversão de parte ou de toda margem palpebral, causando irritação da córnea por atrito devido ao contato dos cílios com a córnea, podendo resultar em perfuração ou úlcera de córnea. A visão pode ficar ameaçada. É mais comum em cães, mas acomete também os gatos.
Os gatos mais acometidos são os da raça Persa e Himalaio. Já nos cães é muito comum em Shar pei, Chow Chow, Cocker Spaniel, Buldogue Inglês, Pug, Pequines, Poodle, Yorkshire, Martiffe e São Bernardo.
Pode ser observado em filhotes já com 2 a 6 semanas de vida, mas o diagnóstico definitivo pode se dar em torno de 1 ano de idade.
Os sinais clínicos observados, incluem corrimento lacrimal persistente, secreção ocular mais intensa, blefarospasmo (piscar o olho com intensidade), dor e úlcera de córnea,
O diagnostico é feito pelo exame clínico do Oftalmologista, avaliando as raças predispostas, e descartando outras causas de trauma em córnea, conjuntivites e dor local.
O tratamento também é cirúrgico para corrigir a inversão com remoção de porção cutânea e plástica de acordo com o local e grau de inversão.
O pós cirúrgico também requer o uso de colar elisabetano, antibiótico oral e tópico, lubrificantes e analgesia. A retirada de pontos acontece entre 10 a 15 dias e se tiver alguma úlcera de córnea o tratamento tópico e uso de colar elisabetano pode se estender por mais de 30 dias.
No Hospital Veterinário Pet Care, a cirurgia de correção de entrópio é realizada pelo Serviço de Oftalmologia, assim como as outras cirurgias oftálmicas. As consultas devem ser agendadas pelo telefone 011 3743 2142.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...