Procurando alguma coisa?

sábado, 14 de abril de 2012

Atropelamento com Fraturas Múltiplas

Mel atropelada

Essa é a Mel. Ela foi resgatada por uma de nossas veterinária, na rua após ter sido atropelada. Logo que chegou ao nosso hospital foi medicada para a dor e os exames demonstraram que ela possui fratura nas dois membros traseiros e na bacia, além de luxação do fêmur. Foi evidenciada também uma discreta contusão pulmonar.
A Mel ficou internada para ficar no soro, cuidado com as feridas e para o controle da dor, que no início era muito intensa, precisando ficar diretamente com infusão de analgésicos e até ser anestesiada para a manipulação.Com o passar desses dois dias a Mel apresentou uma grande melhora e mostrou-se uma cachorrinha muito carinhosa, agora que conseguimos fazer carinho nela sem ela sentir dor!
Hoje ela vai ser operada para correção das fraturas e da luxação, e assim que recuperar-se do pós operatório irá passar o Natal feliz em sua nova casa!


Fraturas de bacia (pelve) é uma ocorrência muito comum em atropelamentos e quedas e muitas vezes dependendo do tipo e quantidade de pontos de fratura, somente repouso e manejo pode ser indicado para o tratamento. Alguns pontos devem ser considerados no tratamento conservativo (repouso) para fratura de bacia.
- Se for fêmea ela deve ser castrada pois a chance de não ter um parto normal é muito grande devido ao estreitamento da bacia.
- Nos primeiros dias de repouso devido a dor e desconforto deve ser feito um manejo alimentar para facilitar a saída das fezes.
- Deve se observar com muito cuidado a possibilidade de um fragmento ósseo (uma ponta) perfurar o intestino ou uretra.
- Controle da dor é muito importante.
- Aos poucos deve se iniciar os exercícios e fisioterapia para incentivar as caminhadas e movimentos musculares.
- A maioria dos animais depois de 45 dias andar e voltam a ter vida normal.
No caso de necessidade de correção cirúrgica, os cuidados no pós operatório acabam sendo os mesmos. Nesse caso específico da Mel, além da fratura de bacia ele teve também fratura de fêmur, que obrigatoriamente deve ser corrigida com cirurgia com placa e parafuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...