Procurando alguma coisa?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Meu Cão Está Com Carrapatos: O Que Faço?

Fonte do texto: http://petcare.com.br/blog/o-meu-cao-esta-com-carrapatos-o-que-faco/
Antes restrito as áreas rurais e animais de rua, hoje em dia é muito comum encontrarmos carrapatos, mesmo em animais que vivem em apartamentos. Além da coceira, desconforto e repugnância esses parasitas podem transmitir graves doenças aos cães como Erlichiose, Babesiose, Doença de Lyme, e mesmo as pessoas como no caso daFebre Maculosa.


ONDE MEU CÃO PODE PEGAR CARRAPATOS?
Passeios em praças, parques e mesmo na rua.
- Em Pet Shop no banho e tosa.
- Em zonas rurais: sítios e chácaras.
- Locais frequentados por outros cães como elevadores, carros de transporte, clínicas etc.
- Locais frequentados por outros cães, vacas,cavalos e capivaras.
COMO IDENTIFICAR O PARASITA:
Normalmente os carrapatos ficam grudados na pele do animal em locais escondidos como no meio dos dedos, dentro das orelhas, mas podem se espalhar por todo o corpo. Em infestações recentes ou naqueles animais com uso recente de medicamentos preventivos, você pode encontrar o carrapato andando no pelo do animal e mesmo no ambiente subindo pelas paredes. Diferente das pulgas, o carrapato é muito mais lento e não salta, caminhando pelo pelo do animal e pelas paredes da casa.
Você pode encontrar vários tamanhos de carrapatos no seu animal e/ou ambiente. Desde o micuim (muito minusculo) até o carrapato fêmea ingurgitado (do tamanho de um feijão grande). Veja as fotos.
COMO CONTROLAR AS INFESTAÇÕES?
Hoje em dia pode ser mais fácil tratar das infestações de carrapatos com os diversos produtos encontrados no mercado,SEMPRE SOB ORIENTAÇÕES DO MÉDICO VETERINÁRIO,pois esses produtos devem ser usados com cautela em animais jovens e pode ter restrição para algumas raças quando da presença da ivermectina. A maioria dos produtos Spot On (de colocar na nuca) tem indicação de acordo com o peso do animal. Já o Spray podem ser usados em animais mais jovens. Banhos com produtos especiais também podem ajudar no controle.
É muito importante que se faça o controle ambiental com provável dedetização e manejo ambiental, muitas vezes com controle de gramados e áreas secas. No outono e inverno quando os gramados ficam mais secos e chove menos as infestações de carrapato pode se tornar um grande problema e o controle pode ser muito difícil, mesmo com o uso correto desses preventivos. O tratamento de todos contactantes é indicado, mesmo que os outros cães e gatos da casa não tenham o parasita.
Consulte sempre um Medico Veterinário para a identificação do parasita e da escolha correta do preventivo e tratamento ambiental.
COMO SABER SE O MEU CACHORRO JÁ TEM UMA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO CARRAPATO:
Um exame clínico pelo Médico Veterinário do animal que tem ou teve carrapatos pode indicar caso o animal já esteja doente, apresentando anemia, sangramentos, febre e dores articulares e pode ser confirmado com exames. Caso o animal esteja normal e sem alterações clinicas, ai somente exames de sangue podem indicar a presença da doença. Exame de hemograma, contagem de plaquetas, exame de sorologia ( ELISA) e exame de PCR podem fechar o diagnóstico de acordo com o tempo de contaminação pelo parasita.
Por tudo isso, caso o seu animal apresente esse parasita, recomendamos entrar em contato com o Médico Veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...