Procurando alguma coisa?

sábado, 14 de abril de 2012

Orientações Pós Osteossíntese – Cirurgia de Fraturas

Acidentes com fraturas faz parte da rotina da maioria dos Hospitais Veterinários e normalmente trata-se de uma emergência médica por causa da grande dor e desconforto causados.

Depois do primeiro atendimento, da avaliação clinica, da identificação do local e tipo de fratura, do controle da dor e estabilização do membro fraturado com o objetivo de diminuir o desconforto, muitas vezes o tratamento cirúrgico passa a ser a indicação do tratamento.
O tratamento cirúrgico com colocação de placa e/ou pino passa a ser a indicação da maioria das fraturas dos ossos longos como fêmur, tíbia, rádio, úmero e outros.
Nesses casos a escolha do melhor método de correção e estabilização vai depender da avaliação do Médico Veterinário Ortopedista e de particularidades do local da fratura, da idade do animal e dos cuidados exigidos no pós cirúrgico.
A escolha do procedimento adequado pode ser decisivo na evolução favorável da consolidação da fratura, mas tão importante quanto isso são os cuidados no pós cirúrgico,
O animal não sabe que tem que fazer repouso e depois que não sentir mais dor e tiver estabilizado a fratura tende a agir como se não tivesse um membro fraturado. NESSE MOMENTO É QUE ACONTECEM OS ACIDENTES. Caminhar, correr, saltar ou simplesmente não fazer repouso, pode desestabilizar o foco de fratura e mesmo quebrar algumas placas. Antes disso o incômodo da bandagem e sutura pode levar o animal a lamber a ferida cirúrgica e causar uma dermatite e infecção da pele.
Esses são somente alguns dos exemplos dos acidentes no pós cirúrgico imediato das cirurgias de fraturas.
Na semana passada fizemos a correção cirúrgica de dois animais que fraturaram radio/ulna e fêmur. Veja aqui o antes e depois da cirurgia.
Antes:

Depois:
Eles ficaram alguns dias aqui em repouso pós cirúrgico e nesse final de semana vão para casa mantendo alguns cuidados extremamente necessários:
MANTER COLAR PROTETOR 24 HORAS POR DIA:
Todos os cães lambem as bandagens e curativos, tornando-as úmidas e isso não pode acontecer.
RESTRIÇÃO ABSOLUTA DE MOVIMENTOS:
O cão não sabe que deve fazer repouso, por isso quando não mais sentir dor, ele vai agir como se não tivesse uma fratura em consolidação.
RETORNOS PERIÓDICOS:
Para a retirada de pontos, e avaliação da imobilização e da evolução da consolidação óssea.
CONTROLE RADIOGRÁFICO:
Radiografias devem ser feitas para avaliar a evolução do calo ósseo e da estabilidade do foco de fratura.
Em evoluções normais, a alta se dá em 45 dias, portanto nesse período somente o médico veterinário responsável pode orientar qualquer procedimento.
NÃO DEIXAR O ANIMAL EM AMBIENTE ÚMIDO:
Caso a bandagem ou curativo se torne úmida ou com odor desagradável, esta deverá ser trocada.
Após a primeira semana é normal que o animal volte a apoiar o membro cirurgiado gradativamente, portanto deve se redobrar os cuidados para evitar movimentação excessiva.
Caso deixe de apoiar repentinamente ou manifeste sinais de dor aguda, o retorno ao veterinário é indicado.
O Serviço de Ortopedia do Hospital Veterinário Pet Care atende com hora marcada tendo o auxílio diagnóstico de Radiologia Digital. As emergências ortopédicas são atendidas 24 horas por dia todos os dias do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com todo mundo se respeitando o Blog fica mais legal :D
Beijos da Mari e cheirinhos Lambidinhas da Mel, Princesa, Tica e Aquiles!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...